Brincar a sério

20.9.06

Tava longe, muito longe!

Não se percebe muito bem, como é que a 737.774 funcionários públicos, correspondem 745 400 empregos. Sou franco, tenho bastante dificuldade em entender. Será que a diferença entre estes 2 números, é o acumular de funções de quadros superiores? Acredito que sim. A mania de comparar as coisas com percentagens, é que acho uma extravagância desnecessária. 14,6% da população empregada, corresponde a 737 774 funcionários públicos, se tivermos em conta a população activa englobando os desempregados, a correspondência é de 13,4% da sua população activa. Em valores económicos, 14,5% do produto interno (PIB), é gasto com estes funcionários. É obra, mas acredito que estes valores estejam todos camuflados de inverdades. A cena que estou a prever, e que só no fim do mandato deste governo, é que vou ter certezas, é exactamente um resultado económico equivalente, ao que disse ter encontrado quando foi eleito. A retoma da economia não mostra evolução positiva, pelo menos não a sentimos, seja onde for. Os números não enganam, em qualquer sector da vida produtiva (digo produtiva) os efeitos que se sentem são de contínua retracção de investimento, portanto de recessão. A minha empresa, está como se diz, com a linha de água próxima de ZERO. Basta que um único cliente se vá abaixo para minha ir atrás, e como a minha, milhares delas. O único efeito que se nota é o do atraso nos pagamentos, cada mês que passa, os recebimentos é chegam mais tarde, e as contribuições são de pagamento com data certa, pós o que começam a contar juros, que a empresa não cobra aos clientes. Mas se o governo acredita na retoma, quem sou eu para duvidar? Só ponho em causa a credibilidade das afirmações dos governantes. Em Espanha a despesa pública fica-se nos 9,9% do PIB, ou seja, eles produzem mais, vendem barato e gastam menos. 4,6% de diferença, é muita fruta. Esta é só uma das comparações que se podem fazer, porque se aprofundar-mos, o estudo, se calhar caíamos para o lado, de desgosto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home